FAQs - Dúvidas Frequentes

Esta seção tem o objetivo de esclarecer dúvidas dos usuários da Rede da UEAP em relação aos serviços da Dinfo. O objetivo é que cada usuário possa fazer uma triagem de sua solicitação, inclusive conhecer o que as atividades que  a Dinfo NÃO realiza.

 

1. A Dinfo faz manutenção em impressoras?

Não, apenas realiza instalação e configuração de impressoras.

 

2. Posso levar à Dinfo meu computador pessoal para manutenção?

Não, os serviços de manutenção são exclusivamente para computadores que pertencem à UEAP. Os computadores que chegam a Dinfo pertencem nos setore da Universidade e só são recebidos com autorização dos técnicos que não conseguem resolver o problema no local.

 

3. A Dinfo faz manutenção em Smartphones e tablets?

Não, apenas disponibiliza um tutorial para configuração da rede sem fio institucional com o nome "UEAP".

 

4. A dinfo disponbiliza ou configura alguma rede sem fio não homologada pela solução aplicada na UEAP?

Não, a única rede homologada, disponibilizada e gerenciada pela Dinfo é a rede wi-fi "UEAP" , qualquer outra rede com nome diferente não é mantida e administrada pela equipe da Dinfo.

 

5. A Dinfo utiliza rádios wireless convencionais ou soluções caseiras?

Não, os rádios homologados na rede sem fio mantida pelo Dinfo são partes de uma solução coorporativa implementada na UEAP, pois possuem uma capacidade de gerencia, processamento e transmissão de dados maior que rádios convencionais ou caseiros, o que facilita a administração.

 

6. A Dinfo realiza backup de dados dos sites hospedados em seu data center?

Não, por motivos de espaço em seu storage de armazenamento, apenas os serviços críticos da Universidade (Intranet, Processo Seletivo, Portal, etc.) possuem uma rotina de backups, o backup dos arquivos dos sites dos usuários é de responsabilidade do mesmo conforme está descrito no termo de compromisso assinado no momento da solicitação de hospedagem do site.

 

7. A Dinfo envia E-mail solicitação atualização cadastral, dados pessoais e dados acadêmicos?

Não, nenhuma coordenadoria envia e-mail para os usuários solicitando tais informações, caso o usuário precise alterar algum dado e não conseguir via sistema deve abrir uma solicitação no serviço de Help Desk e aguardar o atendimento.

 

 8. A Dinfo realiza algum bloqueio de páginas de internet?

Não, no momento nenhuma página de conteúdo web é bloqueada pela Dinfo, todos os bloqueios na rede administrativa da UEAP é feita pelo PRODAP.

 

9. A Dinfo monitora e registra os acessos de usuários e dispositivos de todo o tráfego de dados na rede da UEAP?

Sim, as equipes de Data Center e Redes monitoram todo o tráfego de dados no ambiente computacional da UEAP, todo o processo de monitoramento está de acordo com a Lei Nº 12.965 intitulada "Marco Civil da Internet", que determina responsabilidades a Dinfo como provedor de acesso a internet da Comunidade Universitária.

 

10. A Dinfo monitora as mensagens de e-mail, redes sociais, mensageiros instantâneos, dados bancários, etc?

Não, apesar de monitorar e registrar todos os acessos na rede da UEAP, a Dinfo não visualiza o conteúdo de mensagens, e-mail, contas bancárias, etc, pois os mesmos passam por um canal criptografado, e o que a DInfo monitora são apenas os endereços e solicitações de acesso aos sites e serviços.

 

11. A Dinfo realiza serviços de cabeamento estruturado e óptico nos prédios da UFPA?

Não, a equipe técnica da Dinfo apenas fiscaliza obras de cabeamento estruturado e instalação de fibra óptica, o lançamento de cabos e conectorização é realizado por empresa especializada com profissionais treinados para a tarefa.

Última Modificação em : Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2018 por Dinfo - DINFO