Data Center

A DINFO por meio de sua Unidade de Rede disponibiliza, os serviços listados abaixo, para toda Comunidade Acadêmica. Todo serviço seque uma política de segurança estabelecida pela DINFO para garantir uma melhor performance e integridade dos dados, a disponibilidade de todos os serviços atende uma escala de 24 horas durante todos os dias do ano. As manutenções são programadas e quando há necessidade toda a Comunidade Acadêmica é notificada com antecedência.

 

  • E-mail Institucional

É ofertado para toda comunidade acadêmica uma conta de correio eletrônico da UEAP. Existe dois tipos de contas, uma para cada discente* e servidor ativo da UEAP, e outro tipo de conta para as subunidades acadêmicas ou administrativas.

Público alvo: Docentes, Técnicos Administrativos e subunidades da UEAP
Requisitos: Possuir vínculo ativo com a UEAP.
Como acessar: pelo site a instituição ou diretamente pelo gmail.

 

  • Anti-spam

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

Público alvo: Docentes, Técnicos Administrativos e subunidades da UEAP
Requisitos: Possuir vínculo ativo com a UEAP.
Como aderir:  através do sistema de atendimento, o usuário deverá abrir uma chamada solicitando participar da lista anti-spam, o processo é automático.

 

  • Listas de Discussão

Para fins de estudo, pesquisa, administração, entre outros, existe a possibilidade de criar listas de discussão agrupando contas de e-mails.

Público alvo: Docentes, Técnicos Administrativos e subunidades da UEAP
Requisitos: Possuir vínculo ativo com a UEAP.
Como solicitar:  através do sistema de atendimento.

 

  • Gestão de Identidade (UFPA 2.0 – Institucional, CAFE, Eduroam e Periódicos CAPES)

Serve para criar conta institucional para acessar os serviços online. Por exemplo, a rede sem fio institucional (wifi), os Periódicos da CAPES, o Eduroam, etc.  

Público alvo: Discentes e servidores da UEAP
Requisitos: Possuir vínculo ativo com a UEAP.
Como solicitar:  através do sistema de atendimento.

 

  • VPN

A Rede Privada Virtual (VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

Público alvo: servidores da UEAP
Requisitos: Possuir vínculo ativo com a UEAP.
Como solicitar:  através do sistema de atendimento.

 

  • Hospedagem de Sites

registro de um domínio é necessário para quem deseja publicar um site na internet. Através da DINFO, a Instituição UFPA oferece a suas coordenações e docentes a possibilidade de publicar suas atividades por meio do registro de sites, mantendo-os no ar sem oneres.

Público alvo: Docente, Coordenação de Curso, Técnico Administrativo, Secretaria de Instituto.
Requisitos: Possuir vínculo ativo com a UEAP.
Como solicitar: através do sistema de atendimento.

 

  • Banco de Dados

Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem.

Público alvo: Docente, Coordenação de Curso, Técnico Administrativo, Secretaria de Instituto.
Requisitos: Possuir vínculo ativo com a UEAP.
Como solicitar: através do sistema de atendimento

 

  • FTP

FTP, (File Transfer Protocol) ou Protocolo de Transferência de Arquivos, oferece um meio de transferência e compartilhamento de arquivos remotos disponibilizando interatividade entre Cliente e Servidor da forma mais segura.

Público alvo: Docente, Secretaria de Curso, Técnico Administrativo, Secretaria de Instituto.
Requisitos: Possuir vínculo ativo com a UFPA.
Como solicitar: através do sistema de atendimento.

 

Toda solicitação para suporte, manutenção ou dúvidas sobre os serviços do Data Center deveram ser registradas em nossa central de atendimento, através do sistema de atendimento Sagitta, onde o usuário poderá detalhar seu problema ou até mesmo seguir os passos iniciais para tentar solucionar sem intervenção técnica.

Última Modificação em : Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2018 por Dinfo - DINFO